Você olha para um carro como esse e, dependendo do seu ponto de vista, fica com sentimentos mistos.
Por um lado, não chega a ser um crossover, mas também não é SUV no sentido mais puro do termo.
Por outro, também não dá para chamar de carro esporte, porque é um contrassenso relativamente ao conceito.
Uns dirão que tentando atender tantas propostas, esses carros acaba, não fazendo nada direito. Esse é o perigo de olhar as coisas no papel, longe da realidade.
O que um carro como SQ5 é? Alto, versátil, confortável, espaçoso, anda bem e é robusto, sem grandes complexidades. Um produto genial, mas que foi trazido pontualmente entre 2018 e 2019, deixando o caminho livre para carros como o BMW X3 M40i, AMG GLC 43, MACAN S ou GTS.
Nada de preocupações com ser híbrido plug-in (como é o modelo atual) para desempenhar. Basta encher o tanque para ter à disposição todos 354 cv e 51 Kgfm. 0 a 100 kmh em 5,4 segundos. Tudo isso na base do já velho conhecido EA839 turbinado acoplado a um câmbio automático de 8 marchas.
Pensando friamente, o principal concorrente direto dessa proposta é o BMW X3 M40i. Números parecidos. A vantagem do Audi? 4 pneus com medidas iguais, com perfil consideravelmente maior que o BMW. Mais macio de rodar e tão competente quanto. Cabine mais arejada e iluminada. 100 litros a mais de porta-malas. Sutilmente menos esportiva de comportamento apenas.
No fim do dia, um carro desses não causa orelha quente dentro de casa. Atende a família. Agrada a todos. E dá acesso à diversão! Tem carro mais democrático do que esse?
E aí? Iriam de GLC 43, X3 M40i ou de SQ5? Quer comprar um carro desses com o auxílio de um time que sabe o que olhar do ponto de vista mecânico e comercial?












