Há 10 anos, a Porsche lançava o seu 2º SUV com o Macan. Se o irmão maior colocaria a montadora em outro patamar financeiro após a quase falência nos anos 90, o irmão menor se tornaria o carro de maior volume de vendas até então.
A plataforma do carro é compartilhada com o então Audi Q5. Inicialmente, 3 versões: na entrada, um 2.0 T EA888. A S, com um 3.0, e a Turbo com um 3.6.
Em 2017, a Porsche lançaria a versão mais esportiva até então com a GTS, com o 3.0, mas insuportavelmente dura para as ruas Brasileiras.
Em 2020, o 1º facelift mais ostensivo, com a nova traseira e sutilezas na ergonomia. Em 2022, o último, com novos motores.
A versão Turbo deixa de existir e a GTS assume o papel de topo de linha, com o EA839, 2.9 V6 biturbo do Audi RS4, mas aqui com 440 cv e 56 Kgfm.
Quem não conhece pensa que o Macan é apenas um Audi com roupa de Porsche.
O DNA e calibragem Porsche estão sempre evidentes. O GTS agora é macio, usável, mas sem perder a esportividade de outros tempos. É um RS4 alto essencialmente, com o pedigree Porsche no capô.
Até R$ 700 mil: novo, usável e esportivo – qual a sua garagem?
Agradecimento @zuffenmotors pela atenção! 1º de muitos! Esse GTS 22 vai lá para região norte do Brasil para um grande amigo do Car Chase que está conosco desde os primórdios!