O 911 996 foi por muito tempo o “patinho feio”. Refrigeração por fluídos pela 1ª vez e a frente mais polêmica da história do 911. Os anos 90 não foram bons para a Porsche, que estava à beira da falência. Foi graças, inicialmente, ao Boxster que a maré começou a mudar. Em 2002, o Cayenne faria o resgate efetivo.
Como isso afetou o 996? Cortes de custo! Exceção feita ao design, muitos reclamaram da simplificação dos materiais a bordo do 911. Os “Carrera” sofreriam com uma amostragem relevante de problemas mecânicos.
Em 2000, a Porsche amenizaria críticas com o facelift, cujo expoente seria o TURBO, que, assim como o GT3, utilizaria o lendário motor “Mezger”, derivado do GT1. Muitos jamais acreditavam que o 996 se tornaria um objeto de desejo. Todavia, tão logo o 996 entrou para o programa “classic” da Porsche, o interesse começou a crescer.
O problema? Os 996 foram usados e abusados. Em termos de Turbo, o motor Mezger a um custo acessível fez com que ele se tornasse um laboratório de preparações hardcore. Há muitos anos, as boas unidades desses carros foram recolhidas, tanto é que se tornaram visão rara nas ruas.
Aí, nas fotos, está o 1º 996 turbo que conseguimos comprar no CAR CHASE. Em todos esses anos, sempre nos deparamos com carros bem derrubados e cansados.
O 996 turbo faz de 0 a 100 em 4,2 segs e atinge a máxima de 305 kmh (oficialmente e conservadoramente declarados). Diferentemente do 997, o 996 parece um pouco menor na tocada. O câmbio tem um dos engates mais longos da história do 911 moderno (padrão da época). A tração integral dá uma segurança enorme nas acelerações em marchas baixas, mas se você acha que a frente dos 997 é leve, não se assuste com a do 996 que é bem pior, rs.
Um dos trabalhos mais legais por aqui é encontrar neoclássicos em estado excepcional. Conte para nós qual é o clássico moderno dos seus sonhos! Vocês iriam de 360 Modena ou 996 Turbo?