Polêmica! Sempre espinhoso apontar um pouco do que acontece no nosso dia a dia.
O mercado está aquecido por blindados acessíveis. O X1 da 1ª geração com a mecânica activeflex costumava ser bacana nessa proposta. Infelizmente, são raras as ocasiões nas quais conseguimos comprar hoje em dia.
A priori, o X1 das fotos parecia um carro que atendia todos os critérios: único dono, baixa km, blindagem de renome, pneus e pastilhas novos. Para que serviria @ocarchase? Qual a chance de dar errado? Pois é…
Não basta olhar isoladamente cada um dos pontos acima. É preciso conhecer o conjunto da obra e ter experiência examinando esses carros. Cofre do motor lavado, mas com notáveis indícios de vazamentos em alguns pontos. Discos de freio com pista profunda e um notável degrau. Sinal de uso severo ou outras coisas piores. Na parte de funilaria, percebemos diversos detalhes pela carroceria que indicaram uma vida sofrida, com alguns painéis desalinhados.
E não podemos nos esquecer da blindagem. Parabrisa, vigia e vidros de portas substituídos. O teto solar sem nenhuma proteção, ou seja, sem a chapa de aço ou vidros blindados. Tapeçaria do carro indica, no mínimo, que o ex-proprietário não era necessariamente o cara mais zeloso.
Claro, é delicado fazer esses apontamentos. Das duas, uma: ou o carro viveu uma vida severa ou aquele número no painel não diz muita coisa. Não seriamos levianos. Em casos como esse, simplesmente declinamos o carro e continuamos buscando.
O consumidor mais normal facilmente se encantaria com o preço, a km, o único dono, a blindagem de renome, com os pneus e pastilhas novos. O nosso cliente, a nosso ver, se livrou de uma possível furada.
Não tem almoço grátis. Comprar um blindado seminovo vai se tornando cada vez mais caro, porque os mais antiguinhos vão se tornando verdadeiras fábricas de maquiagem. Se você quer algo com o mínimo de sossego, reserve, no mínimo, a partir de R$ 150 mil.
Você já foi enganado comprando um carro? Conte para nós.