Mercedes-Benz C63 AMG W205

Mercedes-Benz C63 AMG W205

O fim de uma era. O último C63 AMG equipado com um motor V8. Quem diria, em 2007, que a ideia de colocar um motor antes reservado aos produtos do andar de cima no sedã de entrada criaria praticamente uma religião.

Quem gosta de C63 é mais do que um entusiasta do carro. A paixão que esse pessoal tem atinge níveis religiosos. Reflitam comigo – hoje, o C63 atual, que deve ser trazido em números bem restritos, é um carro equipado com um motor 2.0 Turbo 4 cilindros híbrido, com mais de 2 toneladas e tração integral.

Ambientalistas, burocratas, normas ou leis, chame do que for, fizeram a engenharia Mercedes tomar uma dose extra de gardenal com rivotril. Acabou. Finito. Ponto final.

A 2ª geração do C63 veio na carroceria W205 em 2015. Sempre fomos entusiasta do jeito downsizing da Mercedes de antigamente. Sai um 6.2 aspirado V8 (m156), entra o 5.5 V8 biturbo (M157) e na sequência o 4.0 V8 biturbo (M177), inaugurado no 2º C63.

O mais interessante é que a Mercedes conseguiu navegar o mar turbinado sem abafar a obra sonora de seus V8s. O 2º C63 se provaria uma legítima sofisticação do 1º.

O C63 W205 está mais no lado executivo rápido do que atleta. Porém, se de um lado o M3 F80 provaria ser uma volta a velha forma em termos de agilidade e tamanho para o BMW, em forma OEM, o C63 faria na linha reta o bávaro parecer mirim, fosse com os 476 cvs da versão normal ou os 510 cvs do S.

Aqui no Brasil, tivemos 2 carrocerias: o sedã e a coupé. A partir de 2019, uma atualização relevante com novos conjuntos óticos, MBUX, assim como painel digital e volante atualizados.

O C63 W205 não capturou tanto o imaginário dos fãs do 1º C63, em especial, porque ela nunca chegou naquele preço tentador de cobiça. Todavia, em termos de “máquina”, o W205 é um carro espetacular, robusto e sem grandes problemas crônicos.

Você teria um C63 W205 ou um M3/M4 F8x?

Mais uma C63 W205 passando pelo Car Chase.

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