O GT3 da geração 991 é a fronteira entre o antigo e o atual. Ele cresceu, direção com assistência elétrica, eixo direcional traseiro e apenas PDK.
Esse é o primeiro GT3 democrático de usar. “Nose lift” para cá, nada de embreagem pesada e uma suspensão dura, mas nada chocante.
Tchau Mezger e no lugar veio um motor da mesma capacidade, 3.8, mas agora girando 9 mil rotações e dfi. O PDK acendeu a festa. Claro, torque em baixa não é o forte, mas 475 cv e 45 Kgfm não se joga fora (apesar de tudo acontecer acima das 6 mil rpm).
Esse carro tem um ronco tão agressivo ali colando nos 9 mil rpm. Os últimos 1500 são gloriosos.
13 vieram para o Brasil. 1 é 2013. 10 são 2014. 2 são 2015. Era um tempo diferente. Compradores escolhidos a dedo. Muita gente ficava bem “doída” ao ser esnobado.
Mas tinha algo a mais nessa sopa… o medo que esses motores explodissem por um problema de lubrificação no sexto cilindro. A Porsche fez um recall e substituiu motores de boa parte dos 2013. Os demais usufruíram de uma garantia estendida de 10 anos ou 160 mil km, desde que mantidos originais e com roteiro de manutenção oficial.
E vamos a realidade? No Brasil, quantos desses carros explodiram por esse motivo? Nenhum. A gente acompanha a vida de perto de 5 desses carros. 2 inclusive tem uso ativo e acima dos 30 mil km (trackdays inclusos). Que trabalho eles dão além de consumíveis e revisões anuais? Nenhum.
O que já vimos botar esses GT3s de escanteio? COMBUSTÍVEL! Bico ir pro espaço e todas as consequências que isso traz, mas nunca no 991.1 base.
Outra coisa (presente até hoje nos 992): eles bebem óleo! Especialmente se você usá-los para o que se deve. É a natureza deles.
E sejamos sinceros: 10 anos de garantia ou 160 mil km sem excluir pista: quem mais tem essa coragem no produto? Se explodisse agora, estaria na conta do papa.
Mas tem que prefira ouvir o especialista da Ofner do domingo a tarde nessas horas? Tem. O ouvinte e o palestrante não andam de GT3 usualmente.
Se você quer andar? Conte com a assistência de um time que vai falar tudo que você precisa saber e olhar na hora de fechar esse negócio.
Fotos @motorcarsbrazil