Existe carro com a proposta rua… aí existe o semi pista… e, se você é a Porsche, há um nível acima ainda mais hardcore. Ou seja, você tem a linha Carrera e Turbo mais focado em rua e os carros GT semi pista (não… Carrera GTS não é semi pista, apesar de ser bem focado). Dentro dos GTs, existe o RS, o nível máximo de track weapon.
Sabedoria convencional diria que ou um carro é muito bom na rua ou é muito bom na pista. Direção mais direta, suspensão mais seca, dura e baixa, banco concha, aero… lips… etc.
Há cerca de 10 anos, o GT3 RS passaria a ser exclusivamente PDK, com direção assistida eletricamente e com um lift para o eixo dianteiro rápido e eficiente. Ou seja, nada de embreagem chata, volante pesado, câmbio duro ou de deixar o parachoque na primeira lombada ou valeta.
De repente, havia um público novo e muito maior interessado nesses carros. Mais frequentadores de trackdays? Claro. Por outro lado, o RS passou a ser encontrado cada vez mais dentro de shoppings ou na porta de restaurantes.
Escapes abertos e cada vez mais altos em busca de um pouco mais de velocidade e desempenho no fim das retas? Claro… mas ao mesmo tempo aterrorizando bairros residenciais e avenidas 🤣.
Será que esse carro deveria funcionar fora do seu habitat natural? Será que o sacrifício existe? A realidade? Chega a ser perturbador como o 991.2 GT3 RS consegue ser um carro usável mesmo que você nunca pise num autódromo.
É duro? Sim. Baixo? Sim. Barulhento? Sim. Mas nada tão ruim quanto aqueles que “tacam a pedra” nos donos que insistem em levar os brinquedos para fazer apenas vitrine na porta de restaurante.
Os grandes opcionais do carro: pacote Clubsport, PCCB, pacote Weissach e rodas de magnésio (única coisa que esse carro não tem e apenas 2 no Brasil possuem).
Esse GT3 RS está há 2 anos entre clientes do Car Chase e agora troca de mãos mais uma vez por aqui. Se vc quer um carro desses, conte com um time que conhece de verdade a vida com eles.
Crédito das fotos @motorcarsbrazil