Essa é uma pergunta complicada porque para uns 90% de vocês é difícil compreender o carro mais antigo custar o equivalente ao mais novo. Uns gritam que é especulação… outros chamam quem compra de idiota, aquela verborragia usualmente clamada também por quem não é consumidor de nenhum dos carros em discussão.
Agora, aos fatos! Ninguém aqui discute eficiência ou desempenho favoráveis ao carro mais velho. Isso é burrice. A gente coloca na mesa design, experiência e muitas outras coisas intangíveis.
Esse ano especialmente, temos clientes que nos procuram e pedem especificamente o 997 e não quer ouvir sobre 991. Os compradores são bem diferentes. O comprador do 991 vem com a demanda mais geral. Aí é claro que você tem que estar afiado para falar de gargalos técnicos, custos envolvidos, o que olhar, quanto pagar e qual a experiência.
Na experiência, o 997.2 TT é um carro ímpar. Depois dele, a Porsche deu uma “esparramada” no torque na banda de rpm. A porrada nas costas quando esse carro enche os caracóis ali nos 3000 rpm é algo que até hoje nunca mais foi replicada.
O coração da coisa na parte técnica também é MUITO parecido. O motor é essencialmente o mesmo entre 997.2 e 991.1 turbo, o 3.8 DFI flat-6, com 500 e 520 cv. Se vc vai montar um “monstrão fuçado” (que não é o caso aqui em 99% das vezes), o 991 tem mais capacidade de alimentar combustível. O PDK dos 2 carros é substancialmente o mesmo hardware, mas a calibragem é mais conservadora no 997.
O 991 tem coisas mais caras para dar problema (que deveriam ser simples), como os coxins PADM e o mecanismo do spoiler dianteiro. Em concessionária, o cara pode deixar R$ 100 mil para arrumar ambos!
Design? É aqui que a coisa fica ainda mais intrigante. O 997 é aclamado por ser um 911 universalmente bonito, enquanto o 991.1 é um carro que para muitos falta tempero.
Mais um turbo que passa por aqui. Não quer comprar fubá ou sem saber a história do carro, só chamar a gente.