O ano é 2005. O segmento de super sedãs esportivos pega fogo. O M5 E39 já tinha 5 anos de idade e a BMW precisava responder Audi e Mercedes. Nessa época, a montadora estava mergulhada de cabeça na F1 com o V10 na Williams. O M5 E60 chocaria o mundo.
Debaixo do capô o S85 V10 faria o M5 ser o 1º da classe a passar dos 500 cv. Um 5.0 girador com talvez a trilha sonora mais emblemática da história moderna da BMW (e a mais utilizada em efeitos sonoros em Hollywood).
O câmbio automatizado de embreagem simples até então mais rápido e tecnológico fabricado, o SMG3. Ignore o quão ruim e imprestável o iDrive é nos primeiros carros. São tantas opções de configuração, mas a perfeita é simples: POWER ativado para soltar os 507 cvs e DSC desligado para liberar a velocidade mais rápida do câmbio.
0 a 100 kmh na casa dos 4,5 segundos. O M5 E60 tornaria os 300 kmh um passeio no parque (se bem que velocímetro de BM é tipo bêbado em fim de festa… você não sabe qual mente menos).
O M5 E60 foi uma vitrine para tudo que a BMW era capaz. O pacote desse carro era digno de algo produzido em quantidades limitadas, mas acabou encontrando o caminho de um sedã executivo familiar com mais de 40 mil unidades fabricadas.
Bicos injetores que trabalham sobrecarregados. Tolerâncias internas apertadas e consumo precoce de bronzinas. Bomba de combustível… linhas do VANOS… A realidade é simples: esse foi o produto mais ousado da história da BMW e talvez a experiência mais épica possível a bordo de um M5. Porém, entre com os olhos e corações bem abertos para contas altas de cuidados corretivos e preventivos.
Essa moça das fotos é a único M5 V10 que adquirimos sob os préstimos do CAR CHASE. Gostaríamos de comprar mais, mas sinceridade? Faltam carros ou donos que entendam os cuidados necessários com o V10.
Ainda há registro de cerca de 116 unidades emplacadas de M5 dessa geração. Se você quer comprar um carro desse perfil e precisa entender todos os aspectos técnicos e comerciais dessa compra? Conte com o nosso time.
Por R$ 350 mil, você teria um BMW M5 V10 em ótimo estado?